Guia do Usuário

Este documento tem o objetivo de explicar o funcionamento das principais funcionalidades do sistema online Orçamento Pessoal, desenvolvido pela VBB Software Ltda.

Entrando no sistema

Acesse a página www.orcamentopessoal.net e clique em Login para entrar no sistema com seu usuário e senha. Essa página pode ser acessada através de qualquer computador, tablet ou celular com Internet.

Se você ainda não é usuário, poderá fazer seu cadastro nessa mesma tela. O cadastro de novos usuários é bastante simples; você precisará apenas informar seu e-mail e nome e depois criar uma senha.

Após entrar com seu usuário e senha ou criar um novo usuário, você será redirecionado para a tela principal do sistema.


A tela Inicial

O objetivo da tela inicial, que também pode ser acessada pelo botão “Início” da barra de navegação do Orçamento Pessoal; é lhe mostrar logo ao entrar no sistema todas as informações que você não pode esquecer.

A tela inicial do sistema lhe mostra um resumo das informações mais importantes do dia, incluindo:

Comparativo de Contas a Pagar e Receber

As contas marcadas com um  já estão vencidas. As marcadas com  vencem no dia atual ou no dia seguinte. As demais vencem ao longo da semana.


Cadastrando Itens

O primeiro passo para iniciar a utilização do programa é entender como cadastrar os itens.

Para explicar essa parte, usaremos como exemplo o Cadastro de Contas, já que é pré-requisito para poder começar a cadastrar as Movimentações.

Para isso, clique em Opções >> Cadastros >> Contas.

 

Na tela seguinte você conhecerá uma das estruturas mais importantes do sistema, que é a tabela com os itens cadastrados. Vamos usar este exemplo do Cadastro de Contas para explicar cada opção que ela lhe oferece.

Veja a descrição de cada parte da tabela destacada com um número.

  1. Nesta parte são exibidos os cadastros em si. Na primeira linha há um cabeçalho com o nome de cada de atributo e nas demais os seus valores. Em telas com muitas colunas, você pode alterar o tamanho de cada uma clicando sobre a linha divisória e arrastando.
  2. Nesta parte, que se repete à direita de cada linha contendo um cadastro, estão os botões de ação rápida que lhe permitem Editar direto da tabela (in-line) ou Excluir o item em questão. Em outras telas, podem existir mais ações como Imprimir, Dar Baixa, dentre outros.
  3. No canto esquerdo da barra inferior encontram-se os botões de ações gerais, como Incluir, Editar e Excluir cadastros, além de abrir a tela de pesquisa e atualizar (recarregar) a tela. O botão de Editar dessa parte é diferente daquele no item 2 no sentido em que esse (do item 3) abre uma janela para edição, enquanto o anterior é direto na linha da tabela.
  4. No centro inferior, a navegação. Afim de otimizar a velocidade e facilitar a visualização, os itens são exibidas em páginas, que podem ser de 10, 20, 30 ou 50 itens. Use as setas dessa região para navegar entre as páginas. A caixa de seleção mais à direita dessa parte permite que você altere o número de itens na página. Na tela de Configurações do programa, você pode alterar o número padrão de itens a serem exibidos por página.
  5. No canto direito, veja o número do primeiro e último itens da exibição atual e o número total de itens presentes na tabela.

Acima da tabela, você ainda encontrará alguns botões que permitem acessar rapidamente as principais ações que não dependem do item selecionado. Como exemplo, temos as opções de criar Novo Cadastro, Procurar e Imprimir.

Destacamos o fato de que ao lado de todo botão Imprimir há uma setinha para baixo que abre mais opções como Exportar para PDF e Exportar para CSV.

Agora que você já sabe como fazer um cadastro, cadastre suas contas e poderemos prosseguir para as Movimentações.


Movimentações

As movimentações de conta são suas transações, ou seja, cada lançamento de entrada ou saída de dinheiro.

Movimentações vs Contas a Pagar/Receber

As movimentações se diferem das contas a pagar ou a receber no sentido de que são transações que já aconteceram, enquanto que as outras são lançamentos futuros, isto é, você ainda irá pagar ou receber.

Cadastrando as Movimentações

Na parte de cima da tela de movimentações, você deve escolher a conta com a qual deseja trabalhar no momento, dentre as que você cadastrou. É possível ainda aplicar um filtro por data, tipo, subtipo e/ou fazer uma pesquisa.

Para cadastrar uma nova movimentação, basta clicar no botão “Nova Movimentação”. Na tela seguinte, você deverá preencher os seguintes itens:

Após cadastrar, seu saldo será atualizado. Note que, assim como em um extrato bancário, o saldo positivo é representado pela letra C (crédito) ao lado do valor, enquanto que o saldo negativo é representado pela letra D (débito).


Contas a Pagar / Receber

Contas a Pagar e a Receber são, respectivamente, despesas e receitas que ainda irão ocorrer, em uma data futura. Cadastrar essas as contas tem inúmeras vantagens, incluindo:

Nessa seção, explicaremos como usar com exemplos da tela de Contas a Pagar. Para a tela de Contas a Receber, as instruções são as mesmas.

Para cadastrar uma nova Conta a Pagar, basta abrir esta tela e logo em seguida clicar em “Nova Conta a Pagar”. Na tela seguinte, você deverá preencher os seguintes itens:

Ao cadastrar Contas a Pagar, você verá uma tabela como a da figura abaixo.

Note que nesta tabela, entre o campo “Valor” e as ações rápidas, há um botão para “Dar baixa”. A ação de dar baixa implica no pagamento da conta, ou seja, ela deixa de ser uma conta a pagar/receber e passa a ser uma movimentação em conta.

Se na hora de dar baixa você optar por pagar apenas uma parte do valor, essa parte será lançada como movimentação em conta e o restante permanecerá em contas a pagar/receber.


Contatos

O Cadastro de Contatos permite que você mantenha registro dos dados de qualquer pessoa física ou jurídica que for de seu interesse.

Com isso você pode, por exemplo, cadastrar os telefones, e-mails e sites das pessoas ou empresas que lhe prestam serviços e depois associar tal cadastro a uma conta a pagar/receber.

Ao iniciar o cadastro de um Contato, digite o nome e escolha uma categoria, que são os únicos campos obrigatórios. Após preencher esses dados e clicar em “Continuar”, uma tela será aberta com diversos outros campos que podem ser preenchidos, divididos em abas.

Na aba Informações Principais, entre com os dados de contato, como telefones, endereço, e-mail, etc.

Na aba Detalhes você pode cadastrar o CPF/CNPJ, data de nascimento, dentre outros.

Em Atividades, são exibidas as contas a pagar/receber associadas a esse contato.

Captura de Tela 2015-08-29 às 20.38.02


Estatísticas

Dentro da aba “Estatísticas”, você tem acesso à diversos relatórios que lhe dão visões e projeções baseadas nos dados cadastrados.

Totalizadores

O item “Totalizadores” permite que você veja:

O saldo geral dos totalizadores permite ter uma noção de quanto você terá disponível no futuro mais longe possível com base em todos os cadastros.

Previsão de Saldo

A função “Previsão de Saldo” é bem similar a “Totalizadores”, com a diferença que você pode especificar a data para a qual deseja fazer a previsão. O sistema ainda lhe dará, na opção “Detalhes”, a possibilidade de ver a provável evolução de seu saldo com base nos dados cadastrados.

Contas por Categoria

Permite visualizar, tanto em formato gráfico quanto em uma lista, onde estão seus maiores custos (no caso de Contas a Pagar) ou receitas (no caso de Contas a Receber), com base no valor do campo “Tipo” de cada lançamento.

Contas por Subcategoria

Similar ao item “Contas por Categoria”, permite visualizar, tanto em formato gráfico quanto em uma lista, onde estão seus maiores custos (no caso de Contas a Pagar) ou receitas (no caso de Contas a Receber). Porém, neste relatório, a base é o valor do campo “Subtipo” de cada lançamento, sendo assim uma visão mais detalhada que a anterior.

Saldo por Conta

Exibe em formato gráfico e em lista o saldo de cada conta cadastrada com base nas Movimentações.

Contas por Mês

Mostra a evolução do valor total de Contas a Pagar/Receber a cada mês do ano especificado.


Opções

A aba “Opções” do sistema permite acessar cadastros complementares, realizar parcelamentos, dentre outros. Veja a seguir a descrição de cada item.

Cadastros

Contas: Cadastre as contas que poderão ser usadas para fazer Movimentações.

Tipos de Lançamento: Cadastre novos tipos (categoria) de lançamentos usados em Movimentações, Contas a Pagar e a Receber.

Subtipos de Lançamento: Cadastre novos subtipos (subcategoria) de lançamentos usados em Movimentações, Contas a Pagar e a Receber.

Calendário de Pagamentos

Veja em um calendário do mês todas as suas contas a pagar e a receber.

Criar Parcelamento

Permite criar um parcelamento com opção de valores personalizados para cada parcela. Pode ser referente tanto a uma despesa quanto a uma receita.

Simulação de Compra

Permite simular uma compra parcelada e prever o saldo a cada momento durante os pagamentos das parcelas.

Recibos

Permite criar e imprimir recibos de pagamento.

Configurações

Acesso à tela de configurações do programa, onde você pode definir o tema visual a ser usados outros ajustes.


Perfil de Usuário

Cada usuário cadastrado no sistema possui um nome, um e-mail, uma senha e, opcionalmente, uma foto de perfil. Para ver e alterar esses itens, clique no nome do usuário na parte superior à direita da tela e selecione “Perfil”.


Contato

Você pode tirar maiores dúvidas entrando em contato com nosso suporte técnico pela Página de Contato deste site.