O Consultório 2019 permite o envio de mensagens de texto em SMS para lembrar os pacientes das consultas. O envio pode ser feito para qualquer paciente cadastrado com um telefone celular válido, com DDD incluído.

Os pacientes devem ser cadastrados com o DDD com 2 dígitos na frente do número. Você pode colocar símbolos como parêntesis ou traços no cadastro, que o programa sempre identificará o número corretamente.

Exemplos aceitos: (11) 99999-9999, 21999999999, 71 9999 9999…

Exemplos NÃO aceitos: 011999999999 (devido ao zero na frente), 999999999 (sem DDD).

Se seus telefones estiverem no formato errado, você pode ir em Ferramentas >> Formatar Telefones para incluir o DDD em todos de uma só vez.

Para ativar o envio de SMS, vá em Configurações >> Confirmações e ative as opções Enviar um e-mail lembrando o pacienteEnviar também um SMS. Especifique com quantos dias de antecedência o lembrete será enviado.

Tela de Configurações de Confirmações

Imagem 1: Exemplo da tela de Configurações

Os envios são feitos para pacientes com consultas agendadas dentro do intervalo configurado e que tenham número válido. Os envios pendentes são programados para serem feitos na próxima inicialização ou encerramento do programa, ou ao sincronizar a agenda online, que pode ser ativada na aba “Agenda Online” da tela de Configurações.

Você pode ver o status dos envios feitos e até mesmo enviar manualmente indo em Ferramentas >> Histórico de SMS.

Observação: Se você cadastrar seu telefone para testar e não receber na hora, não significa que o envio não está sendo feito. Pode ser que o cadastro de testes não tenha atendido aos critérios citados acima ou simplesmente que a mensagem esteja pendente na fila. O botão “Enviar Teste” é para testar o envio por e-mail, não por SMS. Reiniciar o programa é uma forma de forçar o envio das mensagens pendentes.

Em qualquer caso de dúvidas, não hesite em contatar nosso suporte.